terça-feira, 27 de abril de 2010

Adição da luz


Na combinação das cores emitidas por objetos luminosos os estímulos sobre os três grupos de cones simplesmente de somam. A maioria das sensações possíveis de cores pode ser obtida pela combinação - ou adição - de apenas três cores, chamadas de cores primárias, cada uma correspondente a um tipo de cone: vermelho, verde e azul. Se os três tipos de cones foram igualmente estimulados vemos a cor branca.
Uma importante aplicação deste conceito de adição de cores é o sistema RGB utilizado em televisores coloridos. Cada ponto da imagem é gerado por um minúsculo conjunto de três emissores: um vermelho, um verde e outro azul. Ajustando as intensidades relativas pode-se obter uma grande quantidade de cores.
Adicionando duas cores primárias com intensidade iguais obtemos as cores secundárias.
verde(G) + azul (B)= ciano(C)
vermelho(R) + azul(B) = magenta(M)
vermelho(R) + verde(G)= amarelo(Y)
Chamamos de cor complementar à cor que falta em uma cor para produzir o branco. As cores secundárias são as complementares das cores primárias:
verde(G) + magenta(M) = parece branco(W)
azul(B) + amarelo(Y) = parece branco(W)
vermelho(R) + ciano(C) = parece branco(W)


Resumo :
Na combinação das cores emitidas por objectos luminosos os estímulos sobre os três grupos de cones simplesmente se somam. Pode ser obtida a combinação através da maioria das sensações possíveis das cores: de apenas três cores.
A isto chama-se cores primárias, porque cada uma tem correspondência para um determinado tipo de cone o vermelho, o azul e o verde. Se tiverem a cor estimulada conseguimos obter a cor branca.

Sem comentários:

Enviar um comentário