terça-feira, 27 de abril de 2010
Filtro
Utilização de filtros, como, onde e porquê.
Autor: Júlio Lourenço*
Para perceber melhor como interagem os filtros coloridos e/ou polarizadores na carreira de tiro seja em ambiente fechado ou ar livre, convém primeiro começar por explicar quais as categorias em que se encontram divididos, como funcionam e o seu efeito sobre a luz que filtram.
Começo por identificar algumas das diversas categorias em que estão divididos:
Categoria Exemplo
1 "Aquecer"
81C 81EF 85EF 85EF 81A 81B
2 "Arrefecer"
82A 82C 80D 80B 80A KB20
3 Filtros coloridos (Rolos P&B);
10 3 8 15 16 22
11 13 080 081 25 29
4 Neutros (tonalidades de cinzento);
101 102 103 106 110 113 120
5 Polarizador;
Linear
Embora existam mais variantes, as acima citadas são as que nos interessam. É a interacção entre elas que vai originar um espectro cromático muito vasto. Damos como exemplo da aplicação comercial destes filtros, as duas íris aqui ilustradas (ex: AHG-Anschutz e Gehmann respectivamente).
A Íris da AHG-Anschutz é para armas da própria marca e a Gehmann é universal, salvo excepções como a Sig Sauer, BSA ou Parker-Hale que precisam de adaptadores específicos segundo informação prestada pelo fabricante.
Ambas incorporam filtros das categorias designadas na tabela anterior, com este acessório estamos sempre prontos para fazer face a qualquer eventualidade que possa surgir.
Não são baratos, mas poupa muito na adaptação do olho que aponta ao meio ambiente.
Podemos ouvir uns dizer que é um preciosismo, outros acham que sim, a sua utilização faz alguma diferença. Na minha opinião digo que é um pormenor a juntar a tantos outros e que pode ajudar efectivamente o atirador a ganhar mais confiança nas suas capacidades.
Em fotografia o manancial de opções que os filtros nos oferecem é, atrevia-me a dizer, inesgotável, apenas depende da capacidade imaginativa do fotógrafo. A aplicação prática que podem oferecer à modalidade, bom, isso já são contas de outro rosário.
Embora a sua utilização possa ser simples, intuitiva e por vezes mecanizada, convém perceber o porquê da utilização, da escolha recair sobre esta ou aquela côr, para caso exista algum mal-estar o possamos entender e resolver o mais rápido possível.
O atirador tem de ter em conta a sua FSC (Função de Sensibilidade ao Contraste) porque é ela que determina a côr que no momento deve ser utilizada, porque para além das condicionantes naturais, o conforto também é importante. Neste aspecto como em tantos outros a máxima prevalece, "O que serve aos outros não nos serve forçosamente".
Para quem a visão não constitui problema de espécie alguma, a escolha de determinado filtro só recai sobre a questão do conforto e a um ou outro pormenor técnico, mas para quem tem uma saúde ocular diminuída devido a algum tipo de patologia, já tem de analisar melhor qual o filtro que é mais adequado. Para além da FSC, a sua Acomodação visual, ou seja, o número de dioptrias e o tipo de lente oftálmica que utiliza pode influenciar. Nos 10 metros a solução é rápida se existir algum problema, mas em Carabina Deitado ou em 3 Posições as dificuldades aumentam exponencialmente. Ao fim de algum tempo com o corpo a pedir descanso tudo incomoda e é nesse momento que o estudo e planeamento antecipado coroa ou destrói uma prova seja em termos físicos ou psicológicos.
Para falar do efeito do filtro sobre a luz temos de acrescentar primeiro que é composta por três cores básicas que são o vermelho, o verde e o azul a que chamamos primárias. Estas 3 cores são o ponto de partida para todo o restante espectro cromático que apelidamos secundárias ou complementares.
Assim sendo, a luz natural tal como a conhecemos, aparentemente incolor, é na realidade uma amálgama de todas as cores do arco-íris, também conhecida por luz branca. Quando um objecto reflecte todas as cores não absorvendo nenhuma em particular fica branco ao olhar, se não reflectir nenhuma, absorvendo-as na totalidade, o objecto fica negro, óbviamente, o objecto que reflecte parcialmente a luz tende a ficar da côr que absorve.
No quadro seguinte esquematizo e descrevo as principais características de cada filtro colorido.
Filtro Efeito
Amarelo [3] - Suaviza a luz ambiente, tornando-a menos "dura".
Verde (suave/intenso) [11][13] - Confortável ao olho, reduz o brilho em excesso.
Laranja [22] - Cria maior contraste entre os objectos. Confortável ao olho.
Vermelho [29] - Realça o contraste entre o branco e o preto. Reduz o brilho do branco.
Azul (suave/intenso) [080][081] - Cria a ilusão de luz natural no interior. Azul intenso para luz mais forte.
Cinzento (suave/intenso) [102][103] - Consoante a saturação de cinzento, pode absorver até 80% da luz
Castanho [85EF] - Corta o espectro azul da luz artificial, dando-lhe um aspecto mais natural.
Polarizador Aumenta a saturação das cores e reduz os reflexos e brilhos indesejados.
Estas cores de filtros são as predominantes, as restantes opções variam apenas na escolha que cada fabricante quer oferecer em determinada referência do seu catálogo de vendas.
• Filtros Polarizadores
O filtro polarizador tem como função principal filtrar a luz natural ou artificial cujo brilho perturba de alguma forma a correcta visualização do objecto. Essa sensação em fotografia chama-se vibração da luz. Essa vibração dá-se por refracção em superfícies lisas e polidas, são exemplo o vidro e a água.
Quem nunca ficou encantado com as águas límpidas das paisagens exóticas do Pacífico, onde as embarcações de pesca artesanal parecem flutuar acima da água, onde o céu, de um azul profundo nos eleva ao mais intimo desejo de umas férias de sonho.
Pois é, esse é o efeito prático de um polarizador. Fazendo uma transposição para o Tiro, a sua utilização é idêntica.
A definição dos objectos filtrados aumenta, o contraste entre o preto e o branco é incrementado e quando utilizado em conjunto com um filtro laranja ou amarelo ficamos com uma sensação de nitidez muito boa. Quero chamar a vossa atenção para a abertura da íris caso a utilizem muito fechada pode causar cansaço prematuro no olho que aponta.
A fotografia adjacente exemplifica um polarizador montado no ponto de mira, este acessório é importante porque para além do filtro tem também diversas medidas de círculos maximizando as nossas opções, evita-se assim o incómodo da desmontagem e troca da abertura habitual em acrílico e a consequente perda de tempo e concentração. Embora os imponderáveis existam sempre, é a nossa missão como atletas ter tudo o mais controlado possível. A função do filtro dianteiro tem a vantagem de colocar a luz num só plano de filtragem, podemos dizer de forma mais fácil, que "arruma" a luz. O filtro colocado na Íris do diópter vai acabar por filtrar os restantes brilhos nomeadamente os reflexos do bege do alvo.
A dificuldade que eu tive para ter informação disponível que fosse ao mesmo tempo simples e concreta e principalmente prática, foi o catalisador para escrever este artigo tentar ajudar os novos atiradores a passar a fase de pesquisa e conhecimento mais facilmente. Eu fico feliz quando encontro alguma informação acessível sobre qualquer assunto relacionado com o tiro, parto dessa premissa em relação ao leitores.
Resumo:
Um filtro fotográfico é um acessório pertencente à câmara fotográfica ou de vídeo que possibilita o manejo de cores e/ou a obtenção de efeitos de luz pela sua inserção no caminho óptico da imagem.
Os filtros são de gelatina, plástico, vidro ou cristal, na maioria das vezes montadas em anéis rodáveis na lente, ou em anéis elásticos para montar no cilindro liso da objectiva. Filtros circulares são mais comuns, mas uma gama de filtros mais ampla, de dezenas de filtros, é disponibilizada em formato quadrado, para serem encaixados.
Grande parte das câmaras fotográficas digitais não dispõem de roscas nas suas lentes. Para estas câmaras, há porta-filtros especiais que são rodados na base da câmara.
Cada filtro pode ter uma cor e cada cor (nos filtros) tem um objectivo diferente.
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