terça-feira, 27 de abril de 2010

difusão da luz


Difusão da luz
O que é a difusão da luz? Muitas vezes é difícil fazer compreender este fenómeno aos alunos. Este modelo ajudará a consegui-lo. Foi desenvolvido em partenariado com o “Palais de la Découverte”. Mostra porque é que o sol aparece laranja quando se deita.
Princípio: Na atmosfera a luz encontra numerosas partículas microscópicas. Estas reenviam a luz em todas as direcções. Diz-se que há difusão da luz. Encenemos o fenómeno: a atmosfera será simulada por um tubo cheio de um líquido translúcido. As partículas atmosféricas são representadas por esferas muito pequenas transparentes. Coloque uma fonte luminosa numa extremidade do tubo. Constate que a luz, à medida que progride no tubo, se torna laranja. Explicação: a luz ao percorrer uma grande espessura de partículas perdeu por difusão as suas cores verdes e azuis. Ela fica rica em cor laranja e vermelha.



Resumo:
A difusão da luz é um fenómeno para quase todos os alunos se calhar até para todos significa um fenómeno.
Tudo isto foi desenvolvido em partenariado com o “Palais de la Découverte”.
Podendo até mostrar porquê que o sol fica cor-de-laranja quando se vai "deitar".
Na natureza pode-se encontrar milhares e milhares de partículas microscópicas. Podendo mandar a luz para todas as direcções possíveis.
Dizendo-se até que pode haver difusão da luz.
Encenemos o fenómeno: a atmosfera será simulada por um tubo cheio de um líquido translúcido. As partículas atmosféricas são representadas por esferas muito pequenas transparentes. A luz média que existe no tubo poderá a vir-se a tornar laranja.
Mais tarde torna-se rica na cor vermelha e na cor cor-de-laranja.

Sem comentários:

Enviar um comentário