domingo, 6 de dezembro de 2009

A percepção cromática


Uma questão que sempre atraiu e ainda atrai a atenção de muitos filósofos é se existe mesmo uma Teoria da Cor associada à historia de alguns sistemas de cores que o homem vem organizando ao logo dos últimos séculos. Segundo o Diccionario Akal del Color, existem várias definições para a Teoria da Cor.

A estrutura psicológica da cor

- São cinco os tipos de contrastes psicodinâmicos das cores que produzem no homem diversos tipos de sensações de forma inconsciente, tais como:

Temperatura: sensação de que certas cores são quentes, frias ou mornas;

Simultaneidade ou contraste sucessivo: sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto, dentro de certo arranjo espacial, especialmente em se tratando de tonalidades complementares, em decorrência de que a visão gera na retina o contraste sucessivo da cor complementar;

Dimensão: sensação de que a cor tem efeito aproximante, distanciante ou estático;

Peso e tamanho: sensação de que as cores mais escuras são menores e mais pesadas e as mais claras são maiores e mais leves;

Sabor: sensação de que as cores quentes estimulam o apetite: são mais claras, doces e mais “comestíveis”; e de que as cores frias desestimulam a apetência: são mais escuras e amargas, sendo porém mais aceitas como as cores “bebíveis” dos vinhos tintos, do café e dos licores.

Na retina, mais precisamente na área chamada fóvea central, existem milhões de células fotossensíveis capazes de transformar a luz em impulsos eletroquímicos. São os cones e os bastonetes.

Os bastonetes não possuem nenhuma informação cromática, sendo responsáveis apenas pelas informações de intensidade luminosa dos objetos, não distinguindo diferenças finas entre forma e cor. Já os cones são capazes de fornecer imagens mais nítidas e detalhadas, proporcionando as impressões de cor. Existem três tipos de cones e cada um é responsável pela informação de um matiz diferente: vermelho, verde ou azul. É a interação dos cones e dos bastonetes que o ser humano é capaz de perceber todo o espectro cromático.

Sem comentários:

Enviar um comentário