domingo, 18 de outubro de 2009

Da Arte Rupestre às sombras chinesas, as primeiras formas amplas de comunicação

Fig.1- Desenho representativo da caça.


.




Arte Rupestre é o nome que se dá ao tipo de arte mais antigo da história, baseado principalmente nas pinturas, desenhos ou representações artísticas gravadas nas paredes e tectos das cavernas.
Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior, e as formas que o homem usava como material artístico eram ossos de animais, cerâmicas e pedras, além de fabricarem as tintas através das folhas das árvores e do sangue de animais.


Os desenhos representados nas cavernas eram figuras de grandes animais selvagens, a figura humana raramente era representada, mostrando muitas vezes actividades como a caça, normalmente não eram feitos de forma naturalista, como nos desenhos de animais.








As sombras chinesas





Os espectáculos de "Sombras Chinesas" surgiram pela primeira vez no oriente (em Java) ,onde tiveram grande fama e constante e duradoura popularidade. Com figurinhas delicadamente recortadas em diversos materiais, pintadas com cores translúcidas, articuladas nos ombros, nos cotovelos e nas pernas, eram interpostas entre um feixe luminoso e na tela transparente, na qual, manejadas pelos manipuladores, pareciam movimentando-se em silhueta.





Sem comentários:

Enviar um comentário