domingo, 18 de outubro de 2009

Os irmãos Lumiére e a primeira projecção pública







O cinema de hoje em dia é possível graças à invenção do cinematógrafo, pelos Irmãos Lumière no final do século XIX. A 28 de Dezembro de 1895, em Paris, eles realizaram a primeira exibição pública de um filme, em um café, cobrando pelas entradas. As duas peças exibidas, que duravam poucos minutos, já que os rolos de película eram curtos, chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do comboio à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o conteúdo. Apesar de também existirem registros atribuídos a outros realizadores, o que torna essa data controversa, ela é aceita pela maioria da literatur
a cinematográfica como o marco inicial da nova arte. O cinema expandiu-se, a partir de então, por toda a França, Europa e Estados Unidos, através de cinegrafistas enviados pelos irmãos Lumière, para captar imagens de vários países.
Auguste Marie Louis Nicholas Lumière, nasceu em 5 de Outubro de 1864 e faleceu em 6 de Junho de 1948, em Bandol, França.
Louis Jean Lumière, nasceu em 19 de Outubro de 1862, e faleceu em 10 de Abril de 1954, em Lyon, França.


Os irmãos eram muito unidos, casaram-se com duas irmãs, e desde que se casaram viveram perto da fábrica ( fabirca esta criado pelo seu pai), em sobrados. Eram tão unidos que, por vezes, era difícil saber quem havia inventado o quê. Até mesmo as suas refeições eram compartilhadas, uma semana na casa de Auguste, a outra na de Louis!
Louis, pouco antes de morrer, exclamou: "Como me diverti com esta minha vida de trabalho!"

Sem comentários:

Enviar um comentário